Acolher Diversidade e Singularidade em Benefício do Colectivo

Pede a um grupo de pessoas para partilhar o que aconteceu numa experiência única em que acabaram de participar, e certamente o mais certo é obteres um número diverso de histórias pessoais.

E a isto podemos chamar a verdade complexa.

Quantas vezes consideramos esta natureza complexa da realidade das coisas que acontecem à nossa volta? A maior parte das vezes não conseguimos de facto aceder.

E tantas vezes esse retrato completo da realidade é afastado, devido à dificuldade em integrar aqueles aspectos que são dissonantes ou mesmo ausentes nos nossos filtros de percepção.

Diálogo e Escuta Profunda | Pensamento Colectivo | Metodologias Participativas | Self-Awareness Coaching

Um dos aspectos mais importante para a criação de soluções colectivas que todos celebram e suportam, através da sua acção individual, passa pelo desenvolvimento de soft skills e pela actualização de modelos que ajudam a identificar e integrar a diversidade de elementos de uma determinada situação ou evento.

Um dos movimentos essenciais a realizar, na busca desta competência (identificar e integrar), é elevar a nossa visão, observar e reconhecer a partir de cima, como parte de um sistema maior. É este movimento que inspira o nome ICOGN. Um convite a elevarmos a posição a partir do qual conhecemos as coisas (cognição). Uma posição onde a diversidade e a presença de diferença são vulgares e essenciais à existência de tudo aquilo que conhecemos.

A ICOGN nasce do impulso de que ‘algo mais é possível’ na procura de caminhos de solução que nos auxiliem a sermos mais hábeis na integração da diversidade, e tem como ‘pergunta-combustível’ a seguinte questão:

COMO PODEMOS CRIAR AQUILO QUE QUEREMOS, INTEGRANDO O QUE NÃO QUEREMOS, E QUE É DIVERGENTE?

Desta questão nasce a proposta da ICOGN:

Realizar acção de desenvolvimento pessoal com enfoque em potenciar o que de único cada indivíduo pode oferecer  ao mundo.

Auxiliar grupos de trabalho a gerar novas soluções para desafios comuns, com enfoque na expressão e acção individual enquanto fonte de conhecimento prático colectivo.

Unir individual e colectivo como sendo duas partes de um todo inseparável e indizível. Um todo que sentimos e sabemos existir e que em momento algum devemos incentivar o partir aos bocados ou compartimentar.

Individual e Colectivo são suas entidades autónomas e interdependentes, uma não existe sem a outra. Querer alcançar novos resultados numa destas dimensões implica necessariamente o trabalho simultâneo nestas duas esferas. Podemos adoptar uma ou outra dimensão como ponto inicial, seguindo depois um fluxo de trabalho que mantém ligadas as duas dimensões.

Desenvolvimento Pessoal

Auto-consciência –  Singularidade e o meu Ponto-lugar no Universo

untitled-5-1
Pausa e espaço pessoal para trabalhar níveis de consciência que resultem em acção individual mais autêntica.

A Autenticidade surge da capacidade de honrar e expressar com clareza a diversidade interna de sentir e saber de cada pessoa. É um percurso de prática continua – a prática de mestria pessoal.

Na expressão autêntica tornamo-nos progressivamente mais capazes para integrar diferentes perspectivas da realidade que nos rodeia.  É uma jornada para  alcançar cada vez mais habilidade e fluidez numa forma de estar presente e realizar acção congruente com aquilo que somos e em harmonia com o mundo.

Facilitação de Grupos

Colaboração – Autenticidade Sincroniza Pessoas

Para o colectivo a proposta é trabalhar sobre o ‘ingrediente secreto’ que influencia o sucesso na aplicação de métodos participativos. Falo de convocar níveis de pensamento e diálogo que oferecem um espaço seguro para a expressão individual autêntica sobre um tema ou desafio partilhado.

A qualidade de presença autêntica de cada indivíduo dentro de um colectivo constitui o ingrediente essencial para a criação de um campo onde é possível emergir o fenómeno de inteligência colectiva.

Este fenómeno é um processo auto-organizado, onde a autenticidade sincroniza as pessoas oferecendo-nos os dados que necessitamos para a criação de uma nova solução inclusiva, abrangente e representativa da realidade partilhada. Este campo de autenticidade constitui o espaço único onde a colaboração emerge como algo natural ao ser humano.

cover-3
Healthcare Leadership Summer School, 2015
cover-4
Formação ICOGN – Introdução à Facilitação de Tecnologias Colaborativas

O ponto inicial para qualquer acção adaptativa passa necessariamente por aceitar ver e reconhecer aquilo que de facto é e está presente nas nossas vidas. O passo seguinte é dar-mos os nosso melhor.

Se existe algo que todos sabemos sobre a nossa realidade partilhada é que ela é profundamente diversa, complexa, incerta, volátil e ambígua. Quantos mais à vontade estivermos, individualmente, na presença destes elementos, certamente mais harmoniosos serão os resultados colectivos, que cada um de nós ajuda a criar.

Um pensamento sobre “Acolher Diversidade e Singularidade em Benefício do Colectivo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s