Sobre

Planear, guiar e gerir acções de modo a elevar níveis de consciência e realizar decisões e acções mais informadas.

As pessoas, os grupos e comunidades podem e conseguem responder adequadamente aos seus desafios, quando assumem a propriedade sobre estes.

“Today, in most social systems, we collectively produce results that no one wants. ”

Otto Scharmer, Senior lecturer, MIT.

O nível de consciência ou atenção a partir do qual analisamos e realizamos decisões é determinante dos resultados que iremos obter. Ao abordarmos desafios colectivos este ponto inicial deve ser o mais profundo possível – no plano do self que participa no colectivo.

As pessoas e os grupos mudam-se a si mesmos e os processos de mudança que integram estas dinâmicas são capazes de gerar resultados mais coesos e sustentáveis.

Deep Data

Quanto maior a abrangência e diversidade de elementos e relações considerados num determinado contexto, maior a probabilidade de gerar acções cujos resultados todas as partes celebram. Partindo do self para o colectivo conseguimos mapear conexões e interconexões em diferentes dimensões do grupo ou organização.

“The key to transformative change is to make the system see itself. That’s why deep data matters.”

Otto Scharmer

O principal objectivo no trabalho com grupos é promover a presença de pensamento integral e claro, participação autêntica e activa, alinhada com o bem comum.

  • Aceda à inteligência colectiva através da autenticidade individual.

  • Crie novas possibilidades ao transformar a experiência prática das pessoas em conhecimento colectivo.

  • Promova a atenção à qualidade de presença individual e ao nível de diálogo dentro dos grupos.

  • Crie capacidade interna para organizar a diversidade de contributos individuais em conhecimento do grupo.

  • Reduza fenómenos de pensamento em silo e desconexão entre as diferentes actividades.

As relações são o factor-chave

A verdadeira mudança dentro de um grupo ou organização resulta da mudança nas relações entre os diferentes participantes.

A mudança no modo como os participantes se relacionam tem impacto na comunicação e coordenação do dia-a-dia dentro de um grupo ou organização.

Os processos de aprendizagem que guiam os participantes ao longo de uma jornada do eu para o nós provocam mudanças profundas na qualidade de presença indvidual e oferecem aos grupos uma diversidade de experiências e conhecimento, para examinar eventos por trás de um necessidade de reorganização ou criação de algo novo.

Através de processos alternados de divergência, emergência e convergência recolhe-se informação abrangente e reforça-se a identidade colectiva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O objectivo dos processos desenhados é permitir a criação de respostas orientadas para a acção que sejam inclusivas, que integrem e beneficiem da diversidade. 

A Njiza Rodrigo da Costa é a anfitriã e a sua proposta é auxiliar pessoas, equipas e lideranças a aceder a recursos e competências que os tornam mais flexiveis e adaptáveis à complexidade e incerteza que caracterizam os tempos actuais.

  • Facilitação de Diálogo e Pensamento Colectivo
  • Formação de Introdução à Facilitação de Metodologias Colaborativas ‘Autenticidade e Colaboração’
  • Facilitação de Workshops no âmbito de programas de formação para lideranças.
  • Moderação de Conversas em encontros e grupos de reflexão empresariais.
  • Realização de sessões individuais de coaching com o programa ‘Self-Awareness Coaching’
  • Oradora convidada sobre temas de Diversidade, Comunicação e Liderança.

 

Njiza Rodrigo da Costa - Host, facilitadora e Coach

A Njiza é coach certificada pela International Coaching Community. Em 2012 conclui a Certificação em Gestão Sistémica através da metodologia das constelações organizacionais, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. É ainda em 2012 que participa no Internacional Organizazional Constelations Intensive (Infosyon) e que concluiu formação especializada em Liderança e Acção Participativa – ALIA Institute e Art of Hosting Comunity.

Em 2013 obtem a sua certificação em Service Design Thinking, na Design Thinkers Academy – Executive Winter School.

Com mais de 18 anos de experiência profissional, em diferentes projectos, com particular enfoque nas áreas da inovação e criatividade, a Njiza trás consigo um profundo conhecimento sobre dinâmicas organizacionais e familiaridade com os desafios do dia-a-dia das organizações.

O seu enfoque são os processos de colaboração humana, mergulhando nos temas da autenticidade, diversidade, percepção e cognição humana. Através da sua acção procura auxiliar a criação de acção e respostas colectivas, que gerem resultados que todos celebrem.

Njiza no IGNITE Comunicação e Liderança
IGNITE Comunicação e Liderança

 

“Através da ICOGN trago abordagens e práticas que integram mente, emoção e (quasi)percepção, para fortalecer o corpo de competências humanas. Alargar o espectro de recursos que dispomos para acessar informação e criar conhecimento.

Para estruturar esta diversidade facilito a prática de metodologias colaborativas, alinhadas com os principios de liderança autêntica e participativa.”

A Njiza facilita acções de grupo, focada na criação de espaço seguro, para convocar diversidade de saber e ser, e trás também as ferramentas para organizar o vasto universo de dados que emergem nas suas acções.

O impacto imediato das suas acção são Confiança e Acção com Propósito, que resultam ao longo do tempo em melhor qualidade na Comunicação e Coordenação na execução de Acção.

O objectivo dos processos desenhados é permitir a criação de respostas orientadas para a acção que sejam inclusivas, que integram e beneficiam da diversidade, reduzir fenómenos de pensamento em silo e disconexão entre as diferentes áreas funcionais.

As principais práticas e modelos:

  • Art of Hosting
  • Authentic Leadership
  • Teoria U
  • Coaching Individual ‘Self Awareness Coaching
  • Design Thinking
  • Sistémica – Constelações Organizacionais
  • Mindfulness e Meditação-Movimento – Embodiment
  • Sinergologia – Linguagem Não-verbal

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios